ERA UMA VEZ O CINEMA


King Kong (1933)

cover King Kong

link to King Kong  on IMDb

País: USA, 100 minutos

Titulo Original: King Kong

Diretor(s): Merian C. Cooper, Ernest B. Schoedsack

Gênero(s): Terror, Sci-Fi, Aventura

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.9/10 (77556 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

National Film Preservation Board, USA

Online Film & Television Association

TV Land Awards

Sinopse: Uma equipe de cinema liderada por Carl Denham (Robert Armstrong) viaja para a Ilha da Caveira, acreditada ser apenas uma lenda, e se depara com uma civilização primitiva que oferece mulheres a Kong, um deus-gorila gigante. Quando essa civilização captura Ann Darrow (Fay Wray), a estrela do filme, a equipe de marinheiros, agora liderada pelo valente e apaixonado imediato Jack Driscoll, parte em resgate, enfrentando inúmeros perigos tais como dinossauros e insetos gigantes.

Depois de muitos marinheiros perderem a vida na empreitada, Ann é salva das garras do gorila que, aparentemente, se apaixonou por ela. Tendo os sobreviventes em segurança, Denham faz de tudo para conseguir raptar o macaco e levá-lo para Nova York, onde faria dele sua grande atração: "Kong, a Oitava Maravilha do Mundo".

Por fim o monstro escapa e fica solto e furioso no meio da cidade, recapturando Ann e dirigindo-se ao Empire State, para a cena que ficaria imortalizada até hoje, tornando-se um ícone pop. Aviões metralham Kong que cai de cima da torre e morre enquanto Ann vê lá de cima o macaco morrer.

Absolutamente marcante na história do cinema, este filme criou um autêntico ícone da cultura popular que foi o gorila gigante que lhe deu o título, máquina destruidora mas simultaneamente simpático ao espectador pelo lado emocional que evidencia. A sua magnífica capacidade expressiva deve-se a um genial trabalho de Willis O'Brien, o técnico responsável pela animação da criatura (um boneco com poucos centímetros de altura) segundo a metodologia do stop-motion.

Aliás, tecnicamente, o filme foi revolucionário pelo realismo que conseguiu imprimir às sequências espetaculares protagonizadas por King Kong e outras criaturas como dinossauros, etc. Do ponto de vista comercial, o filme foi um enorme êxito, salvando da falência o estúdio que o produziu, a RKO Pictures. Em 1938, quando a censura norte-americana se encontrava em expansão, o estúdio resolveu relançar o filme, mas amputou-o implacavelmente, perdendo grande parte do seu impacto original.
Fica para a história o final, em que se vê o gorila no topo do Empire State Building com Ann na sua mão enquanto é atacado por aviões.

Elenco: